A TRAVESSIA
A partir da segunda quinzena de novembro de 2011, o experiente ciclista e praticante de esportes de aventura, Jorge Kaiser Junior iniciará um dos grandes desafios esportivos do mundo, a travessia de toda a Ruta 40 na Argentina a bordo de uma bicicleta especialmente preparada para esta grande expedição e, também escalará as principais montanhas próximas a esta mítica rodovia. Unindo assim, dois esportes – o ciclismo e o montanhismo.
O percurso da travessia é de aproximadamente 5.200km de extensão, que vai de La Quiaca, no extremo norte da Argentina até Cabo Virgens, no extremo sul do mesmo país.
Os equipamentos e mantimentos serão transportados na própria bicicleta, sem nenhum auxílio de equipe de apoio.
Devido ao longo percurso, dificuldade do terreno, condições climáticas e as escaladas, a Travessia Ruta 40 de Bicicleta será dividida em três expedições, em períodos distintos.
Esta travessia de bicicleta de toda a Ruta 40 e a escalada das principais montanhas vizinhas a estrada foi realizada por poucos expedicionários e nenhum brasileiro a realizou completamente.
RUTA 40 - CENÁRIO DA EXPEDIÇÃO
Durante o percurso de cinco mil e duzentos quilômetros, do pé do Cabo Virgens (no extremo sul do litoral de Santa Cruz) até La Quiaca (em Jujuy), aproximando-se várias vezes da Cordilheira dos Andes, entre frios extremos e sol abrasador, vergeis e desertos, riquezas naturais e carências dolorosas, precipícios e planícies, povoados e cidades, restos fósseis de vida exuberante, encontra-se a Ruta 40: tradição e memória da Argentina escrita de cascalhos e asfalto, sobre a geografia de onze províncias e através de trinta latitudes.
A estrada feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem (Vialidad Nacional) em 1935, atravessa dezoito rios importantes, cruza duzentas e trinta e duas pontes, passa por sessenta localidades e treze grandes lagos e salinas, sobe do nível do mar a quase 5.000 metros de altura e une suas vinte e sete passagens pela Cordilheira dos Andes, os principais centros de esqui, as importantes Jazidas Paleontológicas, vinte reservas naturais e Parques Nacionais e cinco Patrimônios da Humanidade.
Os dados em si mesmo são impressionantes, no entanto, nenhum retrato verdadeiro da Ruta 40 pode deixar de se referir ao mito que representa essa estrada para os apaixonados pela aventura e pelas viagens. A fascinação não cessa e além das pessoas que transitam com meios de transporte convencionais, também estão os que transitaram a cavalo, de bicicleta ou pedindo carona.
Possivelmente a junção feita pela natureza magnífica com a imaginação humana a um conjunto de lendas inspiradas nas histórias indígenas ou de fontes duvidosas. Afirma-se, por exemplo, de quem completa o sentido norte ganha um ano de vida e quem completa com o sentido sul, perde um. Dizem que os motoristas solitários sentem a presença e inclusive conversam com o fantasma de gente morta por acidente nessa estrada, que sempre pedem algum recado para os filhos; dizem que se alguém passa pelo Abra de Acay (ponto mais alto da estrada) na passagem do ano, ficará com fluxo sanguíneo contra e morrerá depois de uma semana de um modo terrível.
Outros dizem que se a data de partida da viagem for um dia ímpar, a viagem será boa; outros, que todos os sonhos, bons e ruins, sonhados durante a viagem se tornarão realidade um ano depois. Deste modo o homem transforma em mito tudo aquilo que o fascina, dando-lhe um sentido.
A estrada une três regiões geográficas: o Norte (Províncias de Jujuy, Salta, Tucumán e Catamarca), Cuyo (La Rioja, San Juan e Mendonza) e a Patagônia (Neuquén, Rio Negro, Chubut e Santa).
A Ruta 40 supera em quase mil quilômetros a famosa Rota 66, que atravessa os Estados Unidos do Leste ao Oeste.
A melhor época de viajar pela Ruta 40 pelo Norte é durante o inverno, que é mais seco, e na temporada de outubro a abril, menos fria pela Região Patagônica.
MONTANHAS
Algumas montanhas próximas a Ruta 40:
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ü Chañi 5.896m
ü Acay 5.716m
ü Cachi 6.380m
ü Aconquija 5.500m
ü Mercedário 6.769m
ü Penitentes 4.450m
ü Aconcágua 6.959m
ü Payun Matrú 3.680m
ü Tromen 3.978m
ü Domuyo 4.709m
ü Lanin 3.776m
ü Torre 3.128m
ü Fitz Roy 3.405m
MISSÃO
O Projeto Travessia Ruta 40 de Bicicleta além de ser um grande desafio esportivo, tem como missão promover, divulgar e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, ajudando assim a termos um planeta melhor. A bicicleta se encaixa perfeitamente no triângulo da sustentabilidade, pois ela é economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta.
PATROCÍNIO
A Travessia Ruta 40 de Bicicleta por seu caráter ousado, inovador - unindo dois esportes (ciclismo e montanhismo), e por ser extremamente difícil, terá uma ampla cobertura pelos meios de comunicação. Como nenhum brasileiro realizou esta travessia, as expedições terão grande destaque, dando aos patrocinadores do projeto grande visibilidade na mídia.
APOIO
Qualquer pessoa ou empresa que queira apoiar o Projeto da Travessia Ruta 40 de Bicicleta com equipamentos, suplementos alimentares, ou serviços necessários para a realização deste grande desafio, entrar em contato.
Todos os apoios serão muito bem vindos e essenciais para esta travessia.
Informações sobre o Projeto, Patrocínio ou apoiadores:
Site: ruta40debicicleta.blogspot.com
Fone: (51) 8139.3408 – Jorge Kaiser Junior
O EXPEDICIONÁRIO
Jorge Luiz Kaiser Carvalho Junior, 31 anos, casado, comerciante e acadêmico do Curso de Geografia, formado Socorrista de Primeira Resposta pela Cruz Vermelha. Formado no Curso de Técnicas Verticais pela Empresa Vertex. Participou do Curso de formação de Guias de Turismo de Aventuras em Osório/RS. Participou do Curso de formação de Ecoeducadores (Unidade de Conservação e Parques Nacionais) na Reserva Biológica do Lami – Porto Alegre/RS.
Participação em Fóruns da Fundacion Escuela Argentina de Socorrismo Y Primeros Auxílios.
Participou de competições de ciclismo entre 1996 e 2005, tendo participado de voltas ciclísticas internacionais na categoria elite.
Em 2005 realizou uma viagem de bicicleta entre Porto Alegre e Foz do Iguaçu via Argentina, totalizando 1.100 km.
Entre 2004 e 2011 realizou diversas expedições de Trekking e Mountain Bike, inclusive guiando grupos na Região dos Aparados da Serra e Serra Geral.
Realizou três expedições ao Monte Aconcágua (6.962m), na Cordilheira dos Andes nos anos de 2006, 2007 e 2008.
Em 2006 e 2008 escalou o Cerro Santa Elena (4.200m), na fronteira da Argentina com o Chile, também na Cordilheira dos Andes.
Em 2007 atravessou o Passo de Los Libertadores (3.200m), nos Andes Argentinos, de bicicleta.
Em 2010 chegou ao cume do Monte Negro (1.403m), ponto mais alto do Rio Grande do Sul, também de bicicleta.
Em janeiro de 2011 realizou a Expedição Lagoa dos Patos em Sete Dias de Bicicleta, aonde percorreu 865 km ao redor de toda a Lagoa solo.
Opa... vi seu link no forum do site extremos, e gostei.. vou acompanhando seu pedal pela net, é um lugar fabuloso e deve ser cheio de aventuras, e sem falar do ótimo visual.... a vontade é participar do pedal tb,
ResponderExcluirUm abraço e bom pedal
Giovane
Olá seu Jorge!!!
ResponderExcluirÉ o Gustavo... Eu havia comentado a respeito de um blog que eu li na internet, é este aqui:
http://wp.clicrbs.com.br/viajandocomarte/2011/08/30/alemanha-de-bicicleta-ja-pensou-parte-i/?topo=77,1,1,,,77
O pessoal aqui passou 6 dias pedalando pela Alemanha, vale a pena dar uma conferida na matéria.
Meu pai comentou com a autora do blog sobre a sua viagem, se der certo, acho que vale a pena a parceria, já que é um blog do Clic RBS.
Um abraço, Jorge!